FAQ

Em dúvida sobre qual é a pesquisa mais indicada para alcançar seu objetivo? Saiba como definir entre pesquisas qualitativas e quantitativas

As pesquisas de mercado são fundamentais para saber como agir diante das mudanças constantes no comportamento dos consumidores, que impactam diretamente no fluxo de vendas. Entre diferentes tipos de pesquisas oferecidas pelas empresas especializadas, como a Multidados Pesquisa, é comum surgir dúvidas sobre qual formato é mais indicado para alcançar determinado objetivo. Uma das principais dúvidas dos contratantes está nas diferenças entre pesquisas qualitativas e quantitativas.

Para orientar melhor sobre este assunto, um dos sócios da Multidados Pesquisa, Marco Aurélio, respondeu as dúvidas mais comuns que os clientes têm antes de contratar uma pesquisa. Confira!

Como se caracteriza uma pesquisa qualitativa?


A pesquisa qualitativa tem uma abordagem mais ampla, sem um questionário muito rígido, onde são abordadas menos pessoas, porém os pontos levantados são avaliados de forma mais aprofundada.

E uma pesquisa quantitativa?


A pesquisa quantitativa tem um questionário já estabelecido e o objetivo é buscarmos um alto volume de pessoas, de forma a representar a população alvo com maior precisão.

Qual é a maior diferença entre pesquisas qualitativas e quantitativas?


A princípio, as duas pesquisas são complementares, muitas vezes utilizamos a qualitativa para definir melhor o escopo da quantitativa. Apenas quando o cliente já possui algo muito direcionado é que indicamos trabalhar apenas com a quantitativa.

As metodologias são as mesmas?


Não. São abordagens bastante diferentes. Já começa pelo perfil do entrevistador de cada pesquisa que é bem diferente, na quantitativa conduzimos a pesquisa através de um questionário, enquanto na qualitativa trabalhamos com um roteiro que norteia toda a pesquisa e o tipo de relatório apresentado no final também muda bastante!

Estes dois tipos de pesquisa podem se unir em uma só? Como?


É bastante frequente realizarmos projetos que envolvam uma pesquisa qualitativa inicialmente para obter um diagnóstico dos principais pontos levantados pelo público-alvo. Após levantarmos as principais hipóteses, realizamos uma pesquisa quantitativa com toda a população, para identificar quais são mais ou menos relevantes.

Como saber qual desses dois tipos é melhor para o meu negócio?


Nós recomendamos fazer as duas pesquisas para um diagnóstico mais detalhado. Se preferir escolher, nossa dica é usar a seguinte regra: se você precisa entender detalhes do seu negócio, recomendo uma pesquisa qualitativa. Já para entender como o seu público-alvo vê o seu negócio, recomendo uma pesquisa quantitativa.

Se você ainda tem dúvidas sobre o universo das pesquisas e deseja contratar pesquisas qualitativas e quantitativas, entre em contato com a gente, que trabalha para oferecer informações e dados relevantes e seguros para a condução dos negócios.

Agende agora mesmo sua consultoria, ligue (031) 3657-9010 ou